Programação neurolinguística e hipnose viram 'armas' de concurseiros

Atualizado: 6 de Out de 2020

Especialistas garantem que técnicas melhoram desempenho e ansiedade. G1 acompanhou sessão de hipnose; veja como ela é realizada.

Lívia Torres e Pâmela Kometani


Ansiedade, estresse, problemas de concentração e memória. A lista de distúrbios circula em meio a concurseiros que passam muitas horas debruçados sobre os livros. Para melhorar o desempenho e o foco, estudantes têm recorrido a técnicas inusitadas, como a hipnose e a programação neurolinguística (PNL).

A psicóloga Miriam Pontes, que trabalha com hipnose há 14 anos, garante que a técnica é uma forma de obter atenção concentrada, mas lembra que a hipnose é contraindicada a pacientes com algumas doenças neurológicas — como os males de Parkinson e Alzheimer. A prática milenar é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) há 15 anos e reconhecida como prática médica desde 1999 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) (veja no vídeo acima como é feita a sessão de hipnose).

"A hipnose é considerada uma terapia breve e focal. A sessão custa R$ 180 e demora de 45 a 50 minutos. Para quem estuda, ela pode ter várias utilidades. O candidato geralmente fica muito ansioso, porque são muitas matérias para estudar, desde o dia que sai o edital, até o dia do concurso", diz Miriam, acrescentando ainda que o número de sessões vária de cada pessoa – em média, segundo ela, com dez sessões já se percebe um melhor aprendizado.

Segundo Miriam, a hipnose pode ser utilizada como um método investigativo ou em tratamento contra males como depressão, ansiedades, fobias, síndrome do pânico, estresse, estresse pós-traumático, tiques, obesidade, tabagismo, dificuldade de aprendizado, transtorno do sono, baixa autoestima, compulsões, estresse, tartamudez (gagueira), doenças psicossomáticas, dores de forma geral, sobretudo enxaquecas.


Matéria publicada no portal G1. Quer ler mais? Clique aqui.

Quer saber mais? Tirar dúvidas? Quer marcar uma SESSÃO EXPERIMENTAL?

41 9 9191 3823


Entre em contato e descubra o que a hipnose pode fazer por você.


Quem eu sou

Sou Marcio Flizikowski, hipnoterapeuta certificado pelo Instituto Brasileiro de Hipnose e Terapias (IBHT) e membro da Associação Brasileira de Hipnose (ABH). com diversos cursos na área com profissionais reconhecidos internacionalmente como Jeffrey Zeig e Robert Dilts.

Sou Master em Programação Neurolinguística pela The Society of NLP, certificado pelo co-criador da PNL, Dr. Richard Bandler.

Mestre em Comunicação e Linguagens e graduado pela Universidade Federal do Paraná em Comunicação Social.

Tenho experiência mais de mil horas de atendimentos, dois livros publicados, palestrante e tutor.

Meu propósito de vida é compartilhar, ajudar e agradecer.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo